quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vacinação contra Meningite C acontecerá no sábado, dia 28


Crianças menores de 2 anos serão vacinadas gratuitamente

O dia "D" da campanha de vacinação contra miningite acontecerá em todo estado de Minas Gerais no sábado, dia 28 de novembro. Em São José do Alegre, as vacinas estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Maria Gonçalves Siqueira, localizada na Rua da Saudade ( em frente ao Leandro's Bar) das 8 às 17 horas.
Saiba mais sobre a Miningite C
Quando falamos de meningite há a considerar o fato de esta ser viral ou bacteriana, pois quando viral e devidamente tratada não apresenta maiores riscos. Já a meningocócica C é do tipo bacteriano e é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O tempo que a meningite C leva incubando vai de um até três dias o que faz com que aumente a gravidade de sua incidência. A meningocócica C é um tipo de infecção que felizmente não se vê com tanta freqüência, mas quando ela aparece causa temor a quantos sabem de sua ocorrência, pois ela é a causa de doenças muito graves como é o caso da meningite que é a infecção de membranas que revestem o cérebro e também da septicemia que é quando a infecção se generaliza comprometendo vários órgãos. Fique Alerta, pois qualquer pessoa pode ser infectada por esta bactéria, mas especialmente as crianças antes de completarem um ano são muito vulneráveis e também finais da fase de adolescência são os que correm maior risco embora a meningite possa atacar em qualquer faixa etária.
Sintomas
Os primeiros sintomas da meningite C são: nuca com rigidez, febre, dor de cabeça. Não Esqueça que estes sintomas podem facilmente ser confundidos com os sintomas de uma gripe e se a doença não for rapidamente detectada e receber o tratamento devido, este pode acabar não tendo eficácia. Além destes já citados, outros sintomas como: sensibilidade muito grande a luz, mente confusa, manchas pela pele do tipo hematoma e que não desaparece mesmo pressionada, são também sintomas que surgem nas pessoas com meningite C. Se uma criança apresentar sintomas como estes, trate de ser Rápido e Esperto,não perca tempo e procure contato imediato com o médico. A verdade é que a doença é muito grave para que você perca tempo e por isso se ficar indeciso com os sintomas, o melhor é deixar o medico diagnosticar. Não coloque a vida de uma pessoa em risco.
Conseqüências e prevenção
Embora detectada de maneira rápida e iniciado o tratamento, ainda assim existe um grande risco de vida e isto pode acontecer em questão de muito pouco tempo por isso esta é uma preocupação constante da Área Saúde uma vez que mesmo dentre os que se salvam as marcas da doença são trágicas, pois um a cada cinco sobreviventes da meningite meningocócica carregam pelo resto de suas vidas as seqüelas deixadas pela doença e que podem ser: lesões cerebrais, amputações de membros, surdez, cicatrizes permanentes.
A boa noticia é que hoje já podemos nos prevenir contra a Meningite C, pois existe uma vacina que vem sendo usada desde 1999 que pode dar proteção e segurança a família. As vacinas antigas davam proteção por pouco tempo e não podiam ser dadas a crianças com menos de dois anos, justamente as que correm riscos maiores. A vacina que tem hoje oferece proteção aos bebes desde os dois meses de idade.

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante