sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Planejamento Turístico


Planejamento Turístico é iniciado em São José do Alegre com a participação da comunidade

Planejar é o processo que se destina a produzir um ou mais futuros desejados. Seguindo este parâmetro, para planejar é necessário definir políticas e processos de implementação de equipamentos e atividades e seus respectivos prazos.
Um planejamento turístico deve maximentar os benefícios sócio-econômicos e minimizar os custos, visando o bem estar da comunidade receptora e a rentabilidade dos empreendimentos do setor.
A atividade turística possui, como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva e negativa. È baseado nisto que, diversos estudiosos vem se preocupando em tornar pública a importância da preservação e do planejamento, de forma concreta e permanente.

Pensando nisso a administração municipal em parceira com a Adectur iniciaram no último dia 04 (4ª feira) na Associação Amigos Alegrenses o Planejamento turístico participativo do Município. Com a presença do Gestor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Walter Santos de Alvarenga, 60 pessoas ligadas direta ou indiretamente a área de turismo (artesãos, taxistas, comerciantes, vereadores, proprietários de atrativos turísticos, promotores de eventos, entre outros) reuniram-se na associação Amigos Alegrenses para dar continuidade as ações iniciadas em agosto e discutir Ações e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística em 2010. Quatro grupos foram formados de forma aleatória e cada um propôs uma meta, com objetivos e ações para o ano de 2010. Os trabalhos terão continuidade nos dias 01 e 02 de dezembro onde os grupos se reunirão individualmente com o Gestor do Circuito Caminhos do Sul de Minas e a Chefe de Departamento de Educação e Cultura, Joana Marins, responsável pelo turismo no município, para fecharem o planejamento e pensar em novas estratégias para o próximo ano. A realização de um planejamento para a atividade turística no município é umas das exigências que os municípios terão que cumprir para se habilitar ao recebimento do ICMS turístico que passará a vigorar em 2011.

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante