quinta-feira, 12 de maio de 2011

Audiência Pública do Turismo

Circuitos Turísticos apresentam propostas e reivindicações em Audiência Pública

Oito Circuitos Turísticos do Sul de Minas estiveram representados e apresentaram suas reivindicações e propostas aos Deputados Ulysses Gomes, Dalmo Ribeiro e Pompílio Canavez, e à representante do Governo de Estado, Superintendente de Políticas Públicas do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR MG), Jussara Maria Rocha, durante a Audiência Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia, em parceria com o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, na manhã de 09 de Maio, em Itajubá.

O evento, viabilizado através de requerimento de autoria do Deputado Ulysses Gomes, reuniu cerca de 150 pessoas, de 35 municípios do Sul de Minas, para discutir sobre o Turismo na região. Empresários do setor, secretários municipais de turismo, prefeitos, vereadores, membros de conselhos municipais de turismo e a comunidade organizada, além de representantes dos Circuitos Turísticos da região, prestigiaram a Audiência, demonstrando o interesse dos municípios em ações que impulsionem o desenvolvimento do turismo regional.

Os presidentes de Circuitos Turísticos presentes falaram sobre a realidade do setor em suas áreas de abrangência. O Presidente do CT Caminhos do Sul de Minas, José Maurício Carneiro da Silva, reivindicou uma série de necessidades que vão desde a dificuldade financeira dos circuitos, passando pela falta de capacitação para elaboração de projetos turísticos até questões de infra-estrutura, como rodoviárias, postos de informação turística, sinalização urbana e rural, entre outros aspectos limitadores do desenvolvimento do turismo regional, não só nos Circuitos Turísticos do Sul de Minas, como na maioria dos Circuitos mineiros. Para o Presidente do Circuito das Águas, Maurício Gabriel, a preocupação do momento é o corte no orçamento do Estado e da União. Para o Presidente do Circuito Serras Verdes, Gustavo Arrais, uma das dificuldades é o acesso de estradas vicinais de alguns municípios de seu Circuito. (Foto: Presidentes, Diretores e Gestores dos Circuitos Turísticos participantes da Audiência Pública)

Também fizeram uso da palavra os presidentes dos Circuitos Turísticos das Malhas, Nascentes das Gerais, Terras Altas da Mantiqueira, o Gestor do Vale Verde Quedas D’Água, Caminhos Gerais, sendo que muitas das solicitações apresentadas foram consenso, entre elas a necessidade de regulamentar o Decreto que instituiu os Circuitos Turísticos, transformando-o em Lei, e o aumento da taxa do ICMS Turístico destinada aos Municípios.

Jussara Rocha avaliou o evento como muito positivo. “Toda Audiência Pública que a Assembléia propõe, principalmente com relação ao turismo, é relevante. É importante debater todos os pontos do desenvolvimento regional com os envolvidos, em sua região. É importante o Legislativo estar cada vez mais próximo, conhecendo as demandas e os problemas, atuando dentro da Assembléia, onde são votadas todas as questões relevantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. Para a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR MG também é importante. Embora a SETUR MG seja o órgão Executivo, ela depende de muitas ações relacionadas à legislação pública, emanadas da Assembleia. Elas tem que caminhar juntas, amarrando todas as pontas. Acredito que, com o trabalho da Comissão de Turismo sendo potencializado e, cada vez mais, ampliado para todas as regiões do Estado, podemos obter resultados interessantes, fazendo o que é nosso dever, de estimular o debate e trazer à tona proposições concretas de onde o turismo realmente acontece: nas cidades e nas regiões, onde as pessoas vivenciam o turismo e sabem o que querem e o que precisam. Estamos abertos e esperamos que a parceria com a Assembleia seja cada vez mais frutífera, pois é isto que fará o desenvolvimento do turismo no Estado acontecer”, expressou a Superintendente de Políticas Públicas do Turismo SETUR MG.

Os municípios associados ao Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas representados no evento foram: Cristina, Conceição das Pedras, Delfim Moreira, Itajubá, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre.


Fonte: Assessoria em Comunicação CTCSM e Coordenação de Comunicação do Deputado Ulysses Gomes

Itajubá, 10 de Maio de 2011.

Informações:
Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas - (35) 3622.4421
www.caminhosdosuldeminas.com.br

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante