terça-feira, 29 de março de 2011

Meio ambiente

São José do Alegre participa do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hisdrográficas



A reunião do Fórum aconteceu na última quinta-feira (24). A parte da manhã foi marcada pelas falas do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves e da diretora geral do Igam, Cleide Isabel Pedrosa de Melo. Os CBHs receberam informações sobre a qualidade das águas no estado e as diretrizes para melhoria da gestão dos recursos hídricos. “Os desafios são a viabilização econômica para a melhoria dos sistemas de saneamento e o aumento da participação popular por meio dos fóruns democráticos, como os comitês de bacia”, explica a diretora-geral do Igam.


Aproveitando a reunião dos representantes dos CBHs o secretário Adriano Magalhães falou sobre a reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema). “A intenção é ampliar a capilaridade dos órgãos ambientais e promover ainda mais a isonomia na atuação desses órgãos”, ressaltou Chaves. “A proposta de unificação dos órgãos do Sisema, Fundação estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Igam, para formação de um instituto será encaminhada à Assembléia Legislativa para aprovação”, explicou o secretário.


(Foto: Rita Carvalho - representante de São José do Alegre no Comitê de Bacias do Sapucaí e os membros da Diretoria do CBH Sapucaí)


À tarde o foco foram apresentações técnicas. O atual presidente do CBH Mogi-guaçú/ Pardo, Antônio Carlos Sales, avaliou o evento como produtivo, “nossas expectativas foram superadas, graças à participação e adesão dos demais CBHs”, concluiu Sales. “O CBH terá nova eleição para definir a sua diretoria e nossas prioridades serão a implantação do Plano Diretor, criação de uma agência da bacia e fortificação do trabalho do comitê junto aos 28 municípios que compõem a bacia”, explicou o presidente.



O coordenador geral do Fórum de CBHs, Wilson Shimizu, ressaltou a importância da participação do secretário de Estado Adriano Magalhães nesta que foi a 17ª reunião do Fórum Mineiro de CBHs. “O Estado está aberto ao nosso trabalho, o que motiva ainda mais nossa atuação”, ressalta Shimizu. O Fórum trabalha em função das demandas dos CBHs, o foco é a discussão da política de gestão de recursos hídricos e o papel dos comitês como protagonistas da gestão descentralizada e participativa. Fonte: Renata Fernades Ascom/ Sisema

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante