quarta-feira, 23 de julho de 2008

CULTURA

CAPOEIRA - é praticada em São José do Alegre

Ao som contagiante dos berimbaus e palmas ritmadas, registramos a prática, que mistura dança, luta e música. Herança deixada pelos negros bantos, vindos da Angola. A prática acontece no salão de um bar localizado na Praça Nestor Daniel de Carvalho no centro da cidade no horário das 18:00 hs.

A capoeira foi praticada por escravos fugitivos que, nas ações de recaptura, defendiam-se usando a técnica como um tipo de arte marcial. Para não levantar suspeitas, os movimentos da luta foram sendo adaptados às cantorias e músicas africanas para que parecessem uma dança.

TERREIROS A prática da capoeira se dava em terreiros próximos às senzalas e tinha como principais funções a manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão, palavra que, em tupi-guarani significa "mato-ralo". Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Surgia, então, a capoeira, arte marcial disfarçada de dança, um instrumento importante de resistência cultural dos escravos brasileiros.(fonte: Jornal Estado de Minas)

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante