Com a finalidade de desenvolver o hábito da escrita e da leitura, o município de São José do Alegre através das escolas públicas aderiram ao concurso. Este ano, são 55.570 escolas, mais de 6 milhões de estudantes e cerca de 200 mil professores participando do mesmo. A ação é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, a olimpíada é uma forma de estimular a leitura e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas brasileiras. Segundo informações do MEC, a partir de agora, as escolas inscritas vão aplicar aos alunos as diretrizes dos cadernos de orientação pedagógica, por meio de oficinas de texto. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião.
Segundo o MEC, a seleção dos trabalhos vencedores da olimpíada será em etapas. Na primeira, professores e comunidade vão escolher até 134 mil textos. Na segunda, especialistas em língua portuguesa e representantes das secretarias de Educação, universidades e comunidade indicarão as 25 mil melhores produções. Em seguida, serão definidos os 500 semifinalistas, que seguem para a etapa regional, de onde sairão os 150 textos que concorrerão à final. A última etapa será o encontro dos finalistas, em Brasília. Na capital, serão apontados os 15 vencedores. A premiação final será no dia 1º de dezembro. Os semi-finalistas receberão medalhas de bronze e coleções de livros. Os finalistas, medalhas de prata e aparelhos de som. Aos vencedores serão entregues medalhas de ouro, computadores, impressoras e as escolas receberão laboratórios de informática, com dez máquinas e uma impressora, além de livros para a biblioteca.
Com o tema central: O lugar onde vivo, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião crianças, adolecentes e jovens das escolas públicas de São José do Alegre participaram da 1ª etapa do concurso que culminou com um saral de poesias que aconteceu na Escola Estadual Maria Lina de Jesus. Durante as apresentações os vencedores da 1ª etapa foram anunciados e premiados.
O saral de poesias aconteceu na 6ª feira, dia 29 de agosto e contou com a presença da comunidade alegrense que prestigiou e aplaudiu os nossos alunos.
Veja algumas fotos e textos vencedores:
CIDADE PEQUENINA
Cidadezinha cheia de alegria
Não tão pequena, mas ALEGRE todo dia
Com suas beleza naturais
Corredeiras, plantas e animais.
Crianças brincam na praça
Todas cheias de graça.
Enquanto os pais assistem jornais,
As mães descansam em paz.
Em julho festa do padroeiro,
Chegam de longe nossos companheiros
Para festejar o grande dia de fé
Do nosso querido São José.
O fim de ano é legal,
Porque comemoramos o Natal
Papai Noel distribui presentes aos pequeninos
A noite chega e tocam os sinos.
Aluna do 5º ano da E.M. Cel José Barbosa de Carvalho: Bruna Pereira Batista
CAUSOS
O lugar onde moro
Tem causos pra contá
Tem noiva assombração
E padre que num diexa rezá.
O lugar onde moro
Tem causos pra contá
Tem festança na praça
Pro povo arrepiá.
O lugar onde moro
Tem causos pra contá
Todos que se político
Pra mode se marajá.
O lugar onde moro
Tem causos pra contá
Tem praça iluminada
e casais pra namorá.
O lugar onde moro
tem causos pra contá
Educação é pra todos
Que é um meio pra sonhá.
Aluna do 6º ano da E. E. Maria Lina de Jesus: Nilta Fernandes Silvério