quarta-feira, 15 de abril de 2009

SEMANA SANTA 2009

A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo



São José do Alegre viveu dias de fé, reflexão, jejum e oração durante essa semana que se inciou no domingo de ramos ( dia 05/04). Na segunda - feira (06/04) tivemos a celebração da santa missa na Igreja Matriz e o sermão da com a colaboração da senhora Itália Maria Pacheco Nogueira da Paróquia de Soledade de Minas. Na quarta - feira (08/04), conhecida também como quarta-feira das trevas, por anteceder o dia da prisão de Jesus, tivemos além da missa e unção dos enfermos e idosos de nossa comunidade (15 horas) na matriz, a tradicional procissão do encontro. No quinto dia (5ª feira 09/04), o dia da Ceia do Senhor com os doze apóstolos, tivemos o início do Tríduo Pascal com vigilia até a meia noite e a celebração do Lava pés, introduzida, pelo menos desde o século 5, para significar a profunda união da caridade fraterna, serviços aos irmãos, com a Paixão de Jesus. A instituição da Eucaristia, como sacrifício e sacramento, é comemorada.
Na Sexta-feira Santa ou Sexta - feira da Paixão, tivemos logo pela manhã um momento precioso de reflexão. Foi realizada na igreja matriz no horário das 10 horas a celebração da Penitência (Confissão Comunitária). Às 15 horas tivemos a Solene Ação Liturgica da Paixão de Jesus Cristo e a 20 horas foi realizada uma encenação na praça Nestor Daniel de Carvalho que reviveu os dias agonizantes de Jesus Cristo, desde sua prisão no jardim da oliveiras, sua passagem por Pilatos e Herodes até a morte na cruz. Logo após a encenação tivemos o sermão do descimento da cruz e a procissão e adoração do senhor morto.
No sábado de aleluia (dia que antecede a ressurreiçao de Jesus) é o dia dedicado a oração junto ao túmulo de Jesus. A comunidade se reuniu na Igreja Matriz para a celebração de benção do fogo e da água às 20 horas.

No mistério pascoal, Deus Pai, por meio do Filho no Espírito Paráclito, se inclinou sobre cada homem oferecendo-lhe a posibilidade da redenção do pecado e a libertação da morte".

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante