sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril (sábado) dia de Vacinar contra o vírus da gripe

Foi lançada hoje, 25 de abril (sábado), a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2009. Quem tem 60 anos ou mais deve procurar os postos de saúde para receber, gratuitamente, a vacina que tem sua composição modificada a cada ano.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela coordenação da Campanha, a vacina contra a gripe é a principal medida disponível para a prevenção da morbimortalidade por Influenza e suas complicações. “Em idosos, a vacina é 58% efetiva contra a Influenza, doença infecciosa de natureza viral que acomete o trato respiratório e é altamente contagiosa”.A vacina contra a gripe também é efetiva na prevenção de hospitalizações e pneumonias, e contribui para a redução do risco de hospitalização por doença cardíaca, do risco de doenças cerebrovasculares, do risco de pneumonia e, em até 50%, do risco de mortalidade por todas as causas. No ano passado, a vacinação contra a gripe atingiu 90,12% de seu público-alvo, e este ano a meta é vacinar 475.133 pessoas com 60 anos ou mais (ou que cheguem a esta idade até junho de 2009). Este ano, a Campanha vai até o dia 8 de maio. Entre os efeitos colaterais da vacina pode ocorrer dor local, eritema (vermelhidão) e endurecimento no local de aplicação nas primeiras 48 horas que se seguem à vacinação. A contra-indicação se restringe às pessoas com alergia a ovo. E não são apenas os idosos que se beneficiam desta vacina. Conforme o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, a vacina contra a Influenza também é indicada para pessoas em qualquer idade nas seguintes condições: com HIV, transplantados e doadores de órgãos sólidos e medula óssea, imunodeficiências congênitas, imunodepressão por câncer ou imunossupressão terapêutica, cardiopatias e pneumopatias crônicas, asplenia anatômica ou funcional, diabetes, fibrose cística, trissomias, nefropatia crônica, síndrome nefrótica, asma, doenças neurológicas incapacitantes e implante de cóclea. Profissionais da saúde, comunicantes domiciliares de imunodeprimidos e usuários crônicos de ácido acetilsalicílico também devem tomar a vacina anualmente.

A Secretaria Municipal de Saúde, afirma: " Não vai deixar ninguém sem vacinar". Nesse sábado de campanha a equipe de Saúde de São José do Alegre trabalhou em revezamento, das 8:00 às 17:00, de forma a atender todas as pessoas com mais de 60 anos. Durante a semana até o dia 08/05 a equipe estará visitando as casas, de modo a atender a todos àqueles impossibilitados de visitarem a Unidade Básica de Saúde. Os idosos da zona rural não precisam se preocupar pois a equipe também estará disponibilizando profissionais para esses setores.

Nenhum comentário:

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante