O museu que foi inaugurado em 20 de Março de 2006, é o 2º do género em todo o mundo (depois do "Museu da Língua Africâner", localizado na África do Sul) e possui uma superfície superior a quatro mil metros quadrados, dispondo-se ao longo de 3 pisos.
O museu é um espaço vivo da língua portuguesa, contendo muita interatividade, informações sobre as raízes da nossa língua e as influências que ela sofre das diversas outras famílias linguísticas.
É difícil destacar um ponto alto, pois é tudo muito interessante. Por exemplo, a praça da língua propicia uma experiência riquíssima com poesias lidas. Os visitantes ficaram emocionados e dislumbrados com a tela de 106 metros, que ocupa toda a extensão da Estação da Luz, retratando a riqueza e a diversidade da língua portuguesa. Uma língua em constante movimento.
A cada parada uma porta se abre mostrando um recorte do que temos de mais original: a língua no cotidiano; nas músicas; no futebol; nos carnavais; na culinária; nas relações humanas; nas festas, na natureza; nas religiões e nas danças. Além de ressaltar a raiz portuguesa que fundou nossa identidade.
"...Nossa matéria-prima é a palavra. A palavra, como som, como sentido, como prática, como senha, como signo cultural distintivo, como argamassa social, como história, como objeto, como entidade mutável e mutante..." Antônio Risério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário