31 de maio , dia mundial sem tabaco, "JUVENTUDE LIVRE DO TABACO" - OMS
Não é à toa que o Ministério da Saúde tem criado tantas medidas para desestimular o consumo de cigarro, principalmente nos últimos 15 anos. O fumo gera sobrecarga do sistema de saúde com tratamento de doenças ligadas a ele, causa mortes precoces de cidadãos em idade produtiva, aumenta as faltas no trabalho, reduz a qualidade de vida de fumantes e de sua família. Uma pesquisa do Banco Mundial apontou que esses e outros fatores geram uma perda de 200 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Alegre realizou na última 6ª feira na Praça Nestor Daniel de Carvalho, a exibição de um documentário do Programa que vem sendo desenvolvido pelo município desde o ano passado e que tem como objetivo ajudar os dependentes do cigarro a se livrarem de tal dependência. Além da exibição do documentário, foram dadas orientações aos presentes que puderam contemplar a exposição dos resultados obtidos no programa.
Foi um dia de conscientização para os tabagistas e de alívio para quem não fuma. De acordo com especialistas, fumantes passivos absorvem mais de 50 substâncias químicas e inalam muitas das toxinas que contaminam o fumante ativo em concentrações semelhantes às de quem fuma.
Aproveitando a oportunidade a equipe do PSF ( Programa Saúde da Família) realizou testes de glicemia e controle de hipertenção.
O Evento contou com a participação da comunidade local, alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública municipal e estadual e teve a cobertura da EPTV Jornal Regional.
"O cigarro não é e nem nunca foi benefício para ninguém! Antes o que era visto como status agora é visto com desprezo e, ainda assim, muitos não querem largar o vício. O cigarro deveria ser banido da face da humanidade mas isso também não daria certo e sabe por quê? Existem consumidores para o produto e enquanto houver demanda, haverá oferta. Ninguém perde tempo vendendo um produto que os demais não querem. A consciência de abandono do vício deve ser coletiva e por isso estou aqui, fazendo minha parte!
DIA MUNDIAL SEM TABACO
1 - Em 20 minutos a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal
2 - Em 8 horas os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal
3 - Em 1 dia há redução do risco de ataque cardíaco
4 - Em 3 dias há relaxamento dos brônquios e aumento da capacidade respiratória
5 - De 2 a 12 semana melhora a circulação
6 - Entre poucos dias e algumas semanas (dependendo do quanto e por quanto tempo a pessoa fumava) o paladar e o olfato se recuperam completamente
7 - De 1 a 9 meses há redução de tosse, infecções e ocorre melhora da capacidade respiratória
8 - Em 1 ano o risco de doença coronária cai pela metade
9 - De 10 a 15 anos o risco de doença coronariana se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou
10 - De 15 a 20 anos o risco de câncer se aproxima do risco de uma pessoa que nunca fumou
Nenhum comentário:
Postar um comentário