De Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
REFLEXÃO: Com o tema Economia e Vida e o lema Vocês não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro, a iniciativa propõe que o homem seja o centro da vida. "A economia não pode estar acima do homem. Agora é hora de cada um se questionar onde põe os seus valores"´.
A festa contou com a premiação de foliões e fantasias durante a matinê que aconteceu no domingo dia 14/02. Tivemos ainda a participação do bloco "OCÊ NUN VAI" e dos tradicionais homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens.
Veja algumas das fotos da folia:
Grande variedade de artesanato também é atração: peças utilizando bucha vegetal, palha de milho, sementes, fibra da bananeira, bambu, tecido, palha, cerâmica, papel e madeira e artigos como panos de prato, toalhas, bordados, crochês, mobiliários, molduras de espelhos, luminárias, esculturas, quadros e complementos decorativos, além de bonsais, cachaça e doces.
O Circuito reúne 12 municípios: Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, SÃO JOSÉ DO ALEGRE e Wenceslau Braz. Localizado na Serra da Mantiqueira, os Caminhos do Sul de Minas contemplam desde o Pico do Marins (2.420,7 metros de altitude), onde se pratica o ecoturismo em Marmelópolis, até o Pico dos Dias (1.864 metros de altitude) em Piranguçu, passando pela Vila Maria e Usina de São Bernardo.
O projeto
Lançado no mês de dezembro, o Projeto Escadaria é uma iniciativa da Belotur, em parceria com a Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur) e apoio da Coposa. O projeto, que se estende ao longo do ano de 2010, faz parte do conjunto de ações que envolvem o incremento do fluxo turístico interno do Estado, juntamente com o projeto do Ministério do Turismo para a descentralização do turismo.
O intercâmbio entre circuitos turísticos busca estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e fortalecer a política de regionalização do turismo em Minas Gerais. Outra expectativa do Projeto Escadaria é o aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista em uma determinada região, por meio da integração de vários roteiros.
O local escolhido para a mostra integra a área da Feira de Artesanato da avenida Afonso Pena, permitindo que seus cerca de 80 mil visitantes, entre moradores e turistas, conheçam mais das riquezas de Minas Gerais.
São José do Alegre será representado pela Fábrica de Doces Dois Irmãos no Projeto Escadaria em Belo Horizonte.
Fábrica de Doces Dois Irmãos
Os irmãos Marcos e Marcelo trabalham a mais de 25 anos na produção dos famosos pés-de-moleque, culinária tradicional do Circuito Caminhos do Sul de Minas. Há dois anos criaram seu próprio negócio: a Fábrica de Doces Dois Irmãos, localizada em São José do Alegre. Hoje vendem as variedades de pés-de-moleque: moído, inteiro, com leite condensado e chocolate (chocopé) e os tradicionais cajuzinho e cocada para todo o Brasil. Curiosos e interessados em conhecer a produção podem agendar uma visita.
Fonte: site da Prefeitura de Belo Horizonte.