sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Para Refletir


O BICHO

De Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não o examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Nãoo era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010


O tema "Economia e Vida" promoverá reflexão entre os cristãos em 2010. Com o lema "Vocês Não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro", a Campanha da Fraternidade é lançada em caráter ecumênico por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) –, o que significa a participação não só da Igreja Católica, mas também das Igrejas Anglicana, Luterana, Presbiteriana e Ortodoxa.

Oração:

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

REFLEXÃO: Com o tema Economia e Vida e o lema Vocês não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro, a iniciativa propõe que o homem seja o centro da vida. "A economia não pode estar acima do homem. Agora é hora de cada um se questionar onde põe os seus valores"´.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

IBGE

CONCURSO PÚBLICO
EDITAL Nº 01/2010 - IBGE

IBGE - CENSO 2010

Área de trabalho: SÃO JOSÉ DO ALEGRE
INSCRIÇÕES ABERTAS

CARGOS - RECENSEADORES
VAGAS: 4

SALÁRIO: POR PRODUÇÃO
BENEFÍCIOS: 13º SALÁRIO PROPORCIONAL
Pré-Requisitos Básicos: Ter no mínimo 18 anos e 1o Grau completo até a data da contratação (leia o Edital).
Inscrições: de 26/02 a 19/03/2010 nas Agências dos Correios
e de 26/02 a 04/04/2010 via internet (www.cesgranrio.org.br)
Taxa de Inscrição: R$ 18,00

carnaval 2010

Foliões fazem a festa na Praça Nestor Daniel de Carvalho em São José do Alegre.


Gente bonita é o que não faltou em São José do Alegre nos dias de carnaval. Animados ao som eletrônico e com a participação do "DJ Elias" os foliões de várias idades se concentraram na praça Nestor Daniel de Carvalho e esbanjaram muita saúde e alegria durante os dias de festa. Nem mesmo o calor de mais de 30º atrapalhou a animação dos alegrenses que já esperam a festa do ano que vem.
A animação era geral e contagiou crianças, jovens e adultos.


A festa contou com a premiação de foliões e fantasias durante a matinê que aconteceu no domingo dia 14/02. Tivemos ainda a participação do bloco "OCÊ NUN VAI" e dos tradicionais homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens.

Veja algumas das fotos da folia:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Período Quaresmal

Reflexão


O Tempo da Quaresma é um tempo em que devemos nos entregar à oração e nos disponibilizarmos para a Celebração Pascal. É um novo Tempo Litúrgico e te início agora na quarta-feira 17/02/10 e vai até a Missa da Ceia do Senhor, 01/04/10.
Este é o tempo que nos é concedido para prepararmos a Páscoa - tanto na liturgia quanto na catequese - e, aqui, busca-se esclarecer a mística de um tempo que nos exorta a reviver nossa preparação batismal e nos motiva a buscar o sacramento da Penitência.
Atentos à palavra de Deus, e em sintonia com ele, devemos nos revigorar e fortalecer para um novo tempo de semeadura que terá início apoós o Tempo Pascal. Tempo de fraternidade e de defesa da vida. Tempo de escolher, pois, a vida.
(Colaboração: Professor José Carlos Barbosa)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010

Vem ai Carnaval 2010 em SÃO JOSÉ DO ALEGRE
Venha participar e se divertir do CARNAVAL mais ALEGRE da região.
Serão 5 dias de muita alegria e animação com desfile do bloco "OCÊ NUN VAI?"
Matinês no domingo (14/02) e na 3ª feira (16/02).
A FESTA começa nessa 6ª feira (12/02) a partir das 20 horas com som mecânico na Praça Nestor Daniel de Carvalho.
Então: Ocê nun vai???

Reflexões


Reflexões sobre o 5º Domingo do Tempo Comum
Uma pessoa feliz, realizada, quase instintivamente a gente pensaria em uma pessoa rica, pelo menos com recursos suficientes e fartos; uma pessoa sempre risonha, que leva a vida sem grandes problemas; além disso, uma pessoa querida, amada por todos, sem inimigos, semopositores. Certas Igrejas, como a Universal, divulgam a chamada teologia da prosperidade. Para essa teologia, a prosperidade é sinal da bênção de Deus. Quem é fiel a Deus (no caso, isso diz respeito especificamente ao dízimo) é abençoado, paga as dívidas, prospera, é feliz. O pensamento de Jesus, no entanto, é completamente outro: abençoado e feliz é o pobre, o perseguido. Os que sofrem na fome e na dor também são felizes porque podem esperar o dia de estarem satisfeitos e sorridentes. Esse dia não deverá ser apenas o dia eterno do céu. Dizer que sim seria fazer da fé uma droga entorpecente para enganar o povo. Esse dia, essa vontade de Deus tem de cumprir-se “aqui na terra como no céu”, como pedimos todos os dias no pai-nosso. Pedimos, mas o que fazemos para que isso se realize? Há esperança de que venha a se realizar, sim, porque há os pobres, a quem pertence o reinado de Deus. Quem só pensa em si e com os critérios do seu bolso jamais fará alguma coisa pelo reinado de Deus. Quem tem tudo é infeliz, porque não tem a si mesmo.
(Da Revista: Vida Pastoral – janeiro-fevereiro 2010 – ano 51 – n. 270 59
Colaboração: Prof. José Carlos Barbosa)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

São José do Alegre faz participação...


Neste domingo, dia 7, o Projeto Escadaria mostra o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. O projeto é realizado das 8h às 14h na escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte/MG (Avenida Afonso Pena, 1212, Centro). Quem passar pelo local poderá assistir à apresentação cultural de quatro personagens da Associação de Bonecos Gigantes de Brazópolis e participar de uma oficina de bonecos com sucata.

Grande variedade de artesanato também é atração: peças utilizando bucha vegetal, palha de milho, sementes, fibra da bananeira, bambu, tecido, palha, cerâmica, papel e madeira e artigos como panos de prato, toalhas, bordados, crochês, mobiliários, molduras de espelhos, luminárias, esculturas, quadros e complementos decorativos, além de bonsais, cachaça e doces.

O Circuito reúne 12 municípios: Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Maria da Fé, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, SÃO JOSÉ DO ALEGRE e Wenceslau Braz. Localizado na Serra da Mantiqueira, os Caminhos do Sul de Minas contemplam desde o Pico do Marins (2.420,7 metros de altitude), onde se pratica o ecoturismo em Marmelópolis, até o Pico dos Dias (1.864 metros de altitude) em Piranguçu, passando pela Vila Maria e Usina de São Bernardo.


O projeto


Lançado no mês de dezembro, o Projeto Escadaria é uma iniciativa da Belotur, em parceria com a Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur) e apoio da Coposa. O projeto, que se estende ao longo do ano de 2010, faz parte do conjunto de ações que envolvem o incremento do fluxo turístico interno do Estado, juntamente com o projeto do Ministério do Turismo para a descentralização do turismo.

O intercâmbio entre circuitos turísticos busca estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e fortalecer a política de regionalização do turismo em Minas Gerais. Outra expectativa do Projeto Escadaria é o aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista em uma determinada região, por meio da integração de vários roteiros.

O local escolhido para a mostra integra a área da Feira de Artesanato da avenida Afonso Pena, permitindo que seus cerca de 80 mil visitantes, entre moradores e turistas, conheçam mais das riquezas de Minas Gerais.


São José do Alegre será representado pela Fábrica de Doces Dois Irmãos no Projeto Escadaria em Belo Horizonte.


Fábrica de Doces Dois Irmãos


Os irmãos Marcos e Marcelo trabalham a mais de 25 anos na produção dos famosos pés-de-moleque, culinária tradicional do Circuito Caminhos do Sul de Minas. Há dois anos criaram seu próprio negócio: a Fábrica de Doces Dois Irmãos, localizada em São José do Alegre. Hoje vendem as variedades de pés-de-moleque: moído, inteiro, com leite condensado e chocolate (chocopé) e os tradicionais cajuzinho e cocada para todo o Brasil. Curiosos e interessados em conhecer a produção podem agendar uma visita.


Fonte: site da Prefeitura de Belo Horizonte.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mensagem

SONHO DE CARNAVAL
No carnaval ,
Quero tirar a máscara
Me despir da fantasia de palhaço
Que exibo o ano inteiro !Quero , de cara limpa,
Cair na folia
Viver a alegria
Dos três dias !
Quero esquecer que sou palhaço
De uma sociedade massificada
De valores deturpados
Verdades mascaradas
Sentimentos massacrados
Pessoas manuseadas ...
No carnaval ! ?
...Quero esquecer tudo isso...
Me abrir em sorriso
Afinal , pelo menos três dias,
Ser feliz é preciso !...


Colaboração: Mena Moreira ( http://www.sitedepoeisas.com.br)

Aprenda a fazer os famosos cartuchos - São José do Alegre

A fúria da natureza - estragados da chuva ocorrido em 13 de julho de 2010

< embed src = " http://www.youtube.com/v/IITh1iwFy98&hl=pt&fs=1 " type = Aplicação / allowScriptAccess x -shockwave-flash = allowFullScreen " semper largura = " true = "425" height = " 344 " > < / object>

Chuva em São josé do Alegre/MG

Famosos Cartuchos da Festa de São José

Prato Fácil - Coração Crocante